home Notícias

Zarp Localiza entrega lounges de carregamento para carros elétricos a motoristas de aplicativo de São Paulo

Iniciativa em parceria com Uber, Mobilize, Raízen, Tupinambá e Carrefour Property dá continuidade ao projeto criado para facilitar

O maior projeto de mobilidade elétrica da América Latina voltado para motoristas de aplicativo avança em São Paulo e entrega dois lounges para carregamento de veículos elétricos na cidade. A iniciativa faz parte da parceria entre Zarp Localiza (solução customizada para motoristas de aplicativo da Companhia), Uber, Carrefour Property, Mobilize (marca do Renault Group dedicada à nova mobilidade), Raízen (licenciada da marca Shell Recharge no Brasil) e Tupinambá.  

Os dois primeiros espaços foram instalados nas lojas Carrefour Giovanni Gronchi (Av. Alberto Augusto Alves, 50 – Vila Andrade) e Imigrantes (Rua Ribeiro Lacerda, Rod. dos Imigrantes, 940). Cada lounge é equipado com duas estações de carregamento ultrarrápidas (um carro com 15% de bateria leva, em média, 40 minutos para chegar a 80% garantindo uma boa autonomia para rodar pela cidade), poltronas para descanso, tomadas para carregar o celular e wi-fi. O carregamento no local pode ser utilizado gratuitamente pelos clientes Zarp Localiza. 

Desde o lançamento do projeto, em setembro de 2022, a iniciativa já disponibilizou cerca de 100 Renault Kwids E-tech (versão elétrica do modelo) para os motoristas de Uber rodarem pelas ruas da capital paulista.  

“A partir dessa parceria com grandes players do ecossistema de mobilidade, vamos conseguir avaliar o desempenho do carro a partir de quem o usa intensamente e gera mais emissão de GEE – os motoristas de aplicativo. Nossa proposta é beneficiar o meio ambiente, o motorista (que tem oportunidade de aumentar sua renda) e a sociedade. Com a entrega desse lounge, ampliamos as oportunidades para os clientes Zarp que poderão fazer a recarga em um ambiente confortável e com oferta de benefícios para facilitar a rotina”, explica Rodrigo Bastos, diretor de ZarpLocaliza.  

Mais conhecimento sobre o impacto dos veículos elétricos na agenda ESG da cidade

Ao democratizar o acesso a carros elétricos para motoristas de aplicativo, a iniciativa deu início a formação de um ecossistema de mobilidade elétrica. Juntos, os players vão contribuir para trabalhar os três pilares do ESG. No Ambiental a iniciativa vai  contribuir para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) de carros que rodam nas cidades brasileiras. No Social, deve impactar a vida dos clientes motoristas de aplicativo maximizando seus ganhos, além de dar acesso a um carro de alta tecnologia embarcada, a um custo mais competitivo.  

Como os motoristas de aplicativo usam intensamente o carro, o projeto vai gerar uma série de informações valiosas para os players e a sociedade entenderem como o carro elétrico afeta a cidade, assim, será possível qualificar processos e ser mais assertivos nas tomadas de decisão em relação ao tema. Dessa forma a Governança das empresas envolvidas no projeto também será impactada.  

Sobre a Zarp Localiza 

Zarp Localiza é uma solução da Localiza para motoristas de aplicativos que ajuda desde os desafios do dia a dia do trânsito até a gestão financeira das viagens. Lançado em 2021, Zarp oferece inúmeros benefícios como plano de locação com pagamentos semanais e pós-pagos, comdébito direto dos ganhos da Uber, atendimento 24h e lojas exclusivas. Conta ainda com um aplicativo que permite ao cliente gerenciar manutenções, revisões, substituição de carros, gerenciamento de corridas, contas a pagar e multas. O app, ainda, avalia o comportamento de direção do cliente, concedendo benefícios para aqueles com melhor desempenho.

Sobre a Mobilize

Mobilize é a marca do Renault Group dedicada à nova mobilidade e oferece uma ampla gama de serviços veiculares graças a uma plataforma tecnológica integrada: financiamento, seguro, pagamentos, energia, manutenção e recondicionamento. Construída em torno de ecossistemas abertos, a Mobilize incentiva uma transição energética sustentável, em linha com o objetivo do Renault Group de alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2040 e em sua ambição de desenvolver o valor da economia circular 

Sobre a Uber

A missão da Uber é criar oportunidade pelo movimento. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 25 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que abre o mundo para novas possibilidades.    

Sobre a Raízen 

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 7.900 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a Tupinambá

Buscando valorizar o impacto do uso de energia limpa para descarbonização do setor automotivo, a Raízen estabeleceu, em janeiro de 2022, parceria com a Tupinambá Energia, liderando uma rodada de investimento de R$ 10 milhões na startup para acelerar o desenvolvimento de soluções de recarga elétrica veicular no País. A Tupinambá possui uma plataforma digital integrada a uma rede com mais de mil pontos de recarga mapeados, possibilitando que diferentes empreendimentos comerciais ofereçam serviço de carregamento elétrico para seus consumidores. O aplicativo da startup também é utilizado para os pagamentos das recargas realizadas nas estações Shell Recharge.

Sobre Carrefour Property

Presente desde 2012 no país, o Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia.

Com a incorporação do Grupo BIG no Grupo Carrefour Brasil, a companhia passou a ter em seu portfólio mais de 21 milhões de m² em landbank. 

Além disso, administra mais de 370 galerias comerciais em 20 estados e 200 municípios, que contam com mais de 4.600 lojistas, além de quatro shopping centers, incluindo o Butantã  e o Jardim Pamplona Shopping, em São Paulo, o Paseo Joinville, em Santa Catarina, administrados diretamente e o Boulevard Shopping, em Brasília, alugado. São espaços que trazem ao consumidor conveniência, entretenimento e praticidade.  

A força do Carrefour Property reside na combinação do conhecimento e experiência imobiliária com o DNA comercial do Grupo e de seus valores, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos. A unidade de negócio também tem a expertise no desenvolvimento imobiliários em diversos formatos que beneficiam todos os ecossistemas, além da experiência na gestão dos ativos da maior empregadora privada do país.